Tradutória
Reflexões sobre a Tradução. Confira aqui dicas sobre livros, internet, dicionários, tudo para ajudar o tradutor e um pouco de literatura em geral. E-mail de atendimento.
domingo, dezembro 28, 2003
[10:45 AM]
Site de Internet escolhe melhor palavra do ano em inglês
Por Ben Berkowitz
LOS ANGELES (Reuters) - Um site dos Estados Unidos especializado em linguagem escolheu a melhor palavra, expressão e nome do ano em inglês na quinta-feira -- e todos tem alguma relação com o Iraque.
"Embedded," algo como "incorporado" ou "embutido," referindo-se aos repórteres acompanhando unidades militares durante a guerra, derrotou termos como "blog" e "Sars," conquistando o título de melhor palavra de 2003, segundo o site yourDictionary.com
"'Embedded' foi a palavra que melhor conseguiu resumir os eventos de um ano extraordinário em suas simples oito letras," disse à Reuters Paul JJ Payack, presidente do YourDictionary.com.
Palavras campeãs de anos anteriores incluem "chad," de 2000, que se refere a minúsculos pedaços de papel, como os restos de perfurações de documentos -- termo que ficou popular graças às eleições presidenciais no Estado da Flórida; ou "Ground Zero," de 2001, o marco zero que designa o local onde antes se encontrava o World Trade Center, o arranha-céu destruído nos ataques de 11 de setembro; ou ainda "misunderestimate," palavra "criada" pelo presidente-norte-americano George W. Bush, que mistura "misunderstand" (compreender mal) e "underestimate" (subestimar), e que se tornou presença constante em piadas.
"Shock-and-awe," algo como "choque e pavor," termo utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para descrever o tipo de campanha que travaria na guerra do Iraque, foi escolhida como melhor expressão do ano, deixando para trás "armas de destruição de massa" e "spider-hole" ("buraco de aranha," que designa o local em que Saddam Hussein foi encontrado no Iraque).
E foi ele mesmo, Saddam Hussein, eleito o nome próprio do ano, segundo o yourDictionary.com. O nome derrotou o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e W., nome do meio de George W. Bush.
As listas do site, criadas a partir de indicações de internautas e pela decisão final de "palavreiros profissionais," toma liberdades com Bush, satirizando o presidente com termos como "Bushism" (bushismo), que refere-se à inabilidade verbal do presidente, ou lista os erros mais comuns de pronúncia de Bush.
© Reuters 2003. All rights reserved.
Postado por Jim | Speak Out!
|