Tradutória

Reflexões sobre a Tradução. Confira aqui dicas sobre livros, internet, dicionários, tudo para ajudar o tradutor e um pouco de literatura em geral.

E-mail de atendimento.

segunda-feira, novembro 18, 2002


[11:40 PM]

Uso de aspas na língua portuguesa: (extraído do site Passei.com.br com adaptações)
Aspas

5 – Na transcrição de íntegras, documentos, discursos, etc., abra aspas apenas no começo e no fim do texto, e não a cada início de parágrafo. Se você acrescentar algum título auxiliar ao texto, feche aspas antes dele e as abra novamente depois.

6 – Se a frase inteira estiver entre aspas, o sinal de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, etc.) será englobado por ela; caso contrário, ficará depois das segundas aspas: Disse o artista plástico: "Alguém discorda dessa filosofia de vida?" / O artista plástico disse que vivia "para pintar" e pintava "para viver". / Segundo o professor, "a força criativa da economia já se transferiu para o setor informal". Quem se lembra ainda do "nada a declarar"? / Todos garantiram: "Iremos até o fim."

7 – Use as aspas simples (’) para marcar a frase, expressão ou palavras de um texto que já esteja entre aspa: "Diz a nota oficial: O governo rejeita a classificação de 'omisso e insensível aos anseios populares' que consta do manifesto da oposição." / O documento diz: "A euforia do 'já ganhou' pode prejudicar o candidato." / "É preciso", advertiu o deputado, "evitar que das galerias partam novos gritos de 'canalhas' ou 'vendidos' contra nós."

8 – Em casos excepcionais (economia de sinais, por exemplo), admite-se as aspas simples nos títulos, em vez das duplas: O Governo adverte: 'Chega de demagogia'.

( MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo. O Estado de São Paulo. São Paulo: ed. Moderna. 200. p.22.)

Acessando-se o site podem ser encontradas muito mais dicas extraídas de manuais de redação e gramáticas. O mais importante no trecho acima é o uso da pontuação em conjunto com as aspas. Na UnB tive muitas aulas de expressão escrita em inglês e aprendi nelas a colocar sempre o sinal de pontuação dentro dos parênteses, aspas, etc. Contudo, no português essa regra não se aplica. Vale a pena saber para usar no futuro.


Postado por Anônimo |
Speak Out!



 

::Arquivos::