Tradutória

Reflexões sobre a Tradução. Confira aqui dicas sobre livros, internet, dicionários, tudo para ajudar o tradutor e um pouco de literatura em geral.

E-mail de atendimento.

segunda-feira, agosto 05, 2002


[10:02 PM]

Quem se interessa por legendagem de filmes, eu recentemente fiquei pensando se havia alguma ferramenta que desse para trabalhar em casa, só para praticar, e depois de algum tempo e algumas mensagens no fórum do site Macmagazine (veja em softwares>programa para fazer legendagem de filmes no mac), descobri que o quicktime pro (versão registrada do programa) permite inserir texto em filmes.
O que se deve fazer é o seguinte:
- Baixe um trailer de qualquer filme que deseje legendar e salve em seu disco rígido (o site do próprio quicktime tem os mais novos traileres e teasers);
- Crie um arquivo .txt que inclua o seguinte:
{QTtext}{timescale:1000}{width:360}{height:30}{timeStamps:absolute}{language:0}{textEncoding:0}
[00:00:00.000]
Texto numero 1 // O texto que vai aparecer como legenda
[00:00:04.000]
                               //Deixe um espaço quando houver pausa
[00:00:08.000]
Texto numero 2
[00:00:12.000]
Texto numero 3
[00:00:16.000]
Texto numero 4
[00:00:36.140]

Os números que aparecem entre colchetes são o tempo de início do aparecimento das legendas (o de cima) e de término (a de baixo). O segredo em se fazer uma legendagem com cara de profissional é sempre inserir espaços em branco como o do exemplo entre uma legenda e outra. Raramente (em trailers) uma legenda é seguida de outra sem essa pausa.

Agora para inserir o texto no trailer que você pegou, faça o seguinte:

- Abra o quicktime, clique em File>Import. Uma janela se abrirá, selecione o arquivo .txt que você acabou de criar e importe. O programa terá que salvar uma cópia do arquivo convertida para .mov para poder ser inserida. Na janela que aparece, há um botão escrito "Options", ou opções, dependendo do idioma do seu Sistema Operacional. Clique nele e veja as opções que você pode alterar. Seleciona a fonte que quiser, o tamanho (cuidado para não escolher um tamanho grande demais, senão ele não cabe na legenda), o estilo, se vai ser negrito, etc. Embaixo, dá para escolher a cor de fundo e a cor da letra. Assim, a legenda aparece como a função closed caption do televisor. Se quiser fazer uma legenda como a dos filmes, selecione keyed text. Salve com o nome que quiser e abra o trailer. No filme das legendas, clique em: Edit>Select All, e depois: Edit>Copy. Assim você copiou todo o seu filme de legendas e irá inserí-lo no trailer. Com a jenela do trailer selecionada, clique em: Edit>Add Scaled. Pronto, agora clique em: Movie>Get Movie Properties. No menuzinho da esquerda selecione "Text Track" e na da direita "Size". Depois clique em "Adjust". Sobre a área da legenda aparecem alguns círculos vermelhos. Clique na área da legenda, mas fora dos círculos, segure a tecla "shift"e arraste para baixo até ficar na posição desejada. Pronto! Assista seu trailer legendado feito em casa.

Nota: devido ao fato de eu usar um Macintosh com sistema em inglês, alguns comandos podem variar, especialmente para o sistema Windows em português.

Qualquer dúvida, acessem o fórum no link acima e/ou enviem-me um email.


Postado por F. |
Speak Out!



 

::Arquivos::